Está voltando!

Aguarde novo conteúdo.
Em Julho!
Blog em reforma

quarta-feira, junho 26, 2013

Resenhas #09 As Crônicas Marcianas (The Martian Chronicles) - Ray Bradbury


"Não é bastante que já tenham arruinado um planeta? Querem fazer o mesmo com outro? Sujar a casa alheia? Fanfarrões estúpidos" 
Página 81

  Na terra, o inverno se transforma em verão por causa do calor que as naves espaciais emitem, isso tudo começa num mês de Janeiro de 1999, e é a partir dai que começam as primeiras expedições da Terra para Marte.
  A segunda expedição assume a responsabilidade de ir para o planeta vermelho, já que a primeira não teve um resposta porque desapareceram, porém, os quatro astronautas da segunda expedição acabam sendo misteriosamente ignorados pelos marcianos, ao ponto de serem dados como loucos e apreendidos por um marciano psicólogo, Dr. Xxx, á um Asilo de alienados.

"Posso dar-lhe os parabéns? O senhor é um psicótico genial! Fez um trabalho perfeito! A tarefa de projetar sua psicótica vida imaginária na mente de outra pessoa por intermédio da telepatia e conservar as alucinações sem se enfraquecer sensorialmente é quase impossível. Os da casa normalmente se concentram em fantasias visuais ou, no máximo, em visuais e auditivas combinadas. O senhor conseguiu equilibrar todas elas! Sua loucura é lindamente completa"
Página 42

  Somente na terceira expedição que os tripulantes de uma nova nave vinda da Terra tem uma festa, feita pelos marcianos, para sua chegada. O problema é que os marcianos são, estranhamente, seus parentes que morreram há anos. Os tripulantes acham isso muito alegre, mas, como não conseguem ficar sem fazer perguntas, acabam fazendo com que suas próprias questões destruam sua alegria falsa.

"Ele e milhares de outros como ele, se tivessem bom senso, quereriam ir para Marte. Pergunte-lhes se não quereriam! Ficar longe de guerras, censuras, estatizações, conscrição, controle governamental disto e daquilo, da arte e da ciência!"
Página 44

  Enfim, Marte é colonizada pelos Terráqueos (Colonizaram o que já estava colonizado), acontece milhares de outras coisas: Um Terráqueo tenta salvar Marte de outros Terráqueos;  os Marcianos são extintos e os Terráqueos continuam se matando na Terra; etc..


  Não é 'Wool, Spoiler' , tudo tido aqui não acaba com a estória, não destrói a leitura, a orelha, a apresentação e qualquer outro local que o leitor ler antes da leitura do livro já falara, praticamente, toda a estória, mas não falará como aconteceu e nem o porquê! Então, é preciso ler.


"Eu sei que viemos para cá a fim de fugirmos de coisas como essas: politica, bomba atômica, guerra, grupos de pressão, preconceitos e leis. Eu sei. Mas lá ainda é pátria" 
Página 157
________________

Algo sobre: Opinião


Não gostei muito desse livro, ele é praticamente contos que juntos se transformam em uma estória episódica.
Pouco me interessei por essa coisa de uma hora estar em Marte outra estar na Terra.
O que Bradbury quis passar sim, foi profundo. Mas a minha leitura não foi impactada e nem profunda.
 Não terminei o livro dizendo algo do tipo: "- Caramba, esse livro foi bom".
Eu já previa o final, era como se eu já tivesse lido a estória, o desfecho foi exatamente como eu pensei, e isso provou, pra mim, que o livro teve um desfecho comum, nada de diferente pra deixar um impacto.
Pra piorar a minha opinião, eu não gosto de livros que não se aprofundem nos personagens, se não há personagem inesquecíveis, como o livro ó será?
Enfim, cada um tem uma opinião, se tem que ter algo positivo, claro que o tem, a exemplo: há trechos fabulosos e instigantes, isso foi o bom da coisa.

2 FÊNIX
________________

Destaques da história: Foguete; Terra; Marte; Marcianos; Loucuras;

Personagens cravados na memória: (Cravados não, lembrados: Ylla, Spender, Wilder, Senhor Xxx, Walter Gripp)

Meu histórico de Leitura: Clique aqui para ser encaminhado á minha página do Skoob.

_________________________

2 comentários:

  1. Li esse livro na escola há uns quatro anos atrás e bem... De lá para cá já foram mais de trezentas leituras então minha memória é um pouco vaga com relação as história lembro que na época curti demais o livro que me levou a outra obra que me marcou do mesmo autor Fahrenheit 451, uma sociedade onde os livros são queimados e o titulo faz alusão ao temperatura que o papel queima. Super Indico a você :)

    http://bibliotecadoterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei pesquisando sobre Fahrenheit 451 e acho que vou gostar muito do livro! :) E agora que tu me indicou, pretendo embarcar nessa aventura mais breve do que eu planejava!

      O Livro As Crônicas Marcianas não é ruim, eu só não me interessei muito, não é o tipo de leitura que eu esperava, não me impactou, me ensinou muito, mas não foi profundo, mas pretendo seguir lendo mais obras de Bradbury!

      Excluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...