Está voltando!

Aguarde novo conteúdo.
Vem Abril!!!

sexta-feira, abril 11, 2014

Resenha: Em Chamas (Catching fire) - de Suzanne Collins 10/43 de 2014 - Meu entusiasmo


“- Lembre-se, garota em chamas – diz ele -, ainda estou apostando em você.” Página 278

   Ás vinte e três horas e trinta e seis minutos de ontem (23h36 - 09.Abr) eu concluía a leitura da continuação de Jogos Vorazes, o segundo livro da série: Em Chamas.
   Para começar a falar sobre a minha leitura, já vou logo dizendo/escrevendo que Em Chamas, a coisa mais rara é não ter ação, pois ação é o que mais tem no livro, clímax.


“ – Ele deve ser muito frágil mesmo, se um punhado de amoras pode derrubá-lo” Página 29


   Katniss Everdeen já havia vivido muita coisa sendo tributa da septuagésima-quarta edição de Jogos Vorazes, um jogo feito pela Capital de Panem onde é sorteado o nome de dois tributos, uma menina e um menino de cada distrito, para lutarem por suas vidas. Como sendo 12 distritos e em cada um dois sorteados, são sempre 24 tributos e só 1 pode sair com vida. Mas Katniss alterou as regras dos jogos em sua participação, pois forçou a Capital á aceitatem dois vencedores, e levou consigo Peeta Melark, um jovem de seu distrito.
   Everdeen e Peeta usaram de simples amoras, para conseguir mexer com a capital e saírem com vida - mas como foi isso, só os leitores de Jogos Vorazes saberão -.

“ O hino acaba e o presidente Snow começa a falar, para lembrar a todos dos Dias Escuros, dos quais nasceram os Jogos Vorazes. Quando as leis relacionadas aos jogos foram elaboradas, eles ditaram que, a cada 25 anos o aniversário seria marcado por um Massacre Quaternário. Eles convocariam uma versão glorificada dos Jogos com o intuito de refrescar a memória daqueles que foram mortos pela rebelião dos distritos.” Página 185


   Depois do leitor viver altos sentimentos em Jogos Vorazes, ao ler Em Chamas sua boca cai. Minha boca caiu quando eu li o que seria feito no Massacre Quaternário!
   Agora, de todos os distritos, sera sorteado uma ex-vencedora e um ex-vencedor, para lutarem na arena por suas vidas. Katniss e Peeta acabaram de sair de uma edição de Jogos Vorazes, mas Katniss é obrigada a participar da edição do Massacre Quaternário, ela é a unica mulher dentre os três vencedores de seu Distrito, mas há duas opções para os homens: Haymitch ou Peeta, e é claro que é Peeta quem vai com Katniss, pois ele a ama.

“Se eu conseguir deixar claro que ainda estou desafiando a Capital até o fim, a Capital terá de me matar... mas não ao meu espírito. Existe por acaso melhor maneira de dar esperança aos rebeldes?” Página 258


   Katniss é a garota que acendeu a fagulha, incitou com suas ações uma rebelião de todos os distritos contra a capital, mas será que ela está entendendo bem as coisas? Será que ela sabe de tudo?
   Eu, como leitor, fiquei com a pulga atras da orelha com várias coisas, que fui organizando e fixando uma com a outra, e no final veio tudo a se anexar e me dar uma resolução. 
   Todo o leitor que se aventurar em Em Chamas, deve sem hesitação ler Jogos Vorazes. Essa resenha não é bem uma resenha, é mais uma forma de explicar um inicio e deixar que o leitor se encontre no final. Só lendo para entender. Eu não conseguiria escrever uma resenha de uma trilogia tão boa quanto a que Suzanne Collins escreveu. Leia, você não se arrependerá. 

PS: Estou tremendo de medo de ler A Esperança, mas também estou muito ansioso.

Outros quotes: 

- Seu estilista acabou sendo profético na escolha do seu traje. Katniss Everdeen, a garota em chamas, você acendeu uma fagulha que, se não for contida, pode crescer e se transformar num inferno que destruirá Panem – diz ele.” Página 30

Porque, às vezes, acontecem coisas com as pessoas com as quais elas não estão preparadas para lidar.” Página 40

Balanço a cabeça afirmativamente. Ele quer dizer que só há um futuro possível, se eu quiser manter aqueles que amo vivos e permanecer viva. Terei de me casar com Peeta.” Página 53

– Não – digo, sacudindo a cabeça. – Tenho o sangue do meu pai. – O tipo que acelera durante uma caçada, não durante uma epidemia. – Vou ver como está Wiress.” Página 341

“Eu tremo, pensando em como Peeta consegue fazer qualquer pessoa acreditar em qualquer coisa.” Página 366

Tínhamos que salvá-la porque você é o Tordo, Katniss – diz Plutarch – Enquanto você viver, a revolução vive.
    O pássaro, o broche, a canção, as amoras, o relógio, o biscoito, o vestido em chamas. Eu sou o tordo. O que sobreviveu apesar dos planos da Capital. O símbolo da rebelião.” Página 408


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...