Está voltando!

Aguarde novo conteúdo.
Em Julho!
Blog em reforma

domingo, abril 27, 2014

Resenha: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa - As Crônicas de Nárnia de C.S Lewis (Minha análise básica) ML 12/43


“É claro, é claro – disse o fauno. – Que besteira a minha! Mas eu nunca tinha visto um Filho de Adão ou uma Filha de Eva. Estou encantado. Isto é... – e aí parou, como se fosse dizer alguma coisa que não devia. – Encantado, encantado  - continuou. – Meu nome é Tumnus.” Página 107

Sou um leitor de As Crônicas de Nárnia que só assistiu á uma adaptação cinematográfica. Eu não sei do “porquê” eu nunca fui atraído pelos filmes e porquê ainda não sou atraído pelos livros de Lewis. Simplesmente, achei que eu deveria lê-lo.

A narração de “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” segue, obviamente, a narrativa de “O sobrinho do mago”. Uma narrativa leve e que conversa com o leitor, ou seja, uma narrativa para as crianças. A respeito disso, eu não posso dizer que o livro é chato, porque ele é realmente empolgante, a narrativa é aquela que eu sempre gostava de ouvir quando eu era criança, aquela em que o contador me levava a conhecer os personagens e os lugares de uma forma que minha mente soubesse me envolver e me encaixar.. me sentir bem.

O desenvolvimento da estória continua sendo para o publico infantil, sem muito impacto, mas curiosamente interessante, os climáx fazem-nos chocar, mas não nos entristecer a ponto de nos fazer chorar, o que, obviamente, foi pensado pelo autor.

E a continuação das Crônicas continua, mas com novos protagonistas: Pedro, Susana, Edmundo e Lucia. Quatro crianças que se mudam para a casa de um professor por uns motivos que eu não lembro e que não estou me importando em lembrar. Lá Lúcia descobre a entrada para Nárnia, e, com muito custo, seus irmãos também descobrem.

Na entrada para Nárnia, vemos um país totalmente diferente do que vimos em O sobrinho do Mago, pois agora as coisas estão sendo comandadas pela gigantona Jades ou Rainha Branca, e tudo agora é inverno, ou inferno, só que frio. Aslam, o criador de Nárnia é o único que pode acabar com Jades, mas só agora está retornando a sua criação, depois que os Filhos de Adão  e as Filhas de Eva estão na sua obra.
Aslam pode ser apenas um personagem, mas muitos se sentem bem ao se deparar com uma cena que tenha ele, comigo não foi diferente.

Enfim, eu li o segundo livro e espero ler o terceiro “O cavalo e seu menino” em breve! Leiam As Crônicas e criem suas próprias conclusões e entendam a história como suas mentes estiverem habitas. Pois o livro é subliminar, ensina-nos histórias reais por trás de sua fantasia.

Quotes

“Era um pouquinho mais alto do que Lúcia e levava uma sombrinha branca. Da cintura para cima um homem, mas as pernas eram de bode (com pelos pretos e acetinados) e, em vez de pés, tinha cascos de bode.” Página 106 – Sr. Tumnus

“É alguma coisa com Aslam. Ou algo pavoroso está para acontecer com ele, ou é ele que vai fazer algo assim.” Página 168

“Por uns instantes, as meninas nem sequer conseguiram vê-lo, rodeado como estava por aquela horda infernal, que lhe batia, dava pontapés, cuspia-lhe em cima, insultava-o.” Página 170

“Saberia que, se uma vitima voluntária, inocente de traição, fosse executada no lugar do traidor, a mesa estalaria e a própria morte começaria a andar para trás... E agora...”  Página 175

“ – Quem é coroado rei ou rainha em Nárnia será sempre rei ou rainha. Honrem a sua realeza, Filhos de Adão! Honrem a sua realeza, Filhas de Eva! – disse Aslam.” Página 183

“ – Ele há de vir e há de ir-se. Num dia, poderão vê-lo; no outro, não. Não gosta que o prendam... e, naturalmente, há outros países que o preocupam. Mas não faz mal. Ele virá muitas vezes. O importante é não pressioná-lo, porque, como sabem, ele é selvagem. Não se trata de um leão domesticado.” Página 184


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...