Está voltando!

Aguarde novo conteúdo.
Em Julho!
Blog em reforma

domingo, agosto 17, 2014

Aguardando Moderação - PS: do tempo!


   Você conhece essa coisa chamada tempo livre? E o chamado planejamento?
   Todos nós conhecemos!

   Depois que atingimos uma idade fora dos padrões da infância, nossa vida começa a se basear em responsabilidades.. é trabalho, escola, curso, ensaios, e outros mais - cada um com seus afazeres respectivos. Nosso tempo livre se extingue, e quando ele aparece temos que usá-lo para o cumprimento de algo que nos é necessário ser feito, o que o transforma ser não um tempo livre, mas um tempo de aproveitar para fazer algo que não deu tempo de fazer ainda.

   Esse ano eu tinha uma meta de, senão 10.750 páginas, ler 43 livros.


   Já estamos á frente da metade do ano e não cheguei ao vigésimo-quarto (24) livro lido!


   Os livros das fotos são os que eu ainda pretendo ler esse ano e ainda não li, talvez eu consiga, talvez não, quem sabe?


   E esse é o ruim de não se achar tempo livre! Não poder fazer o que você mais curte fazer.


   De novos costumes optamos fazer aquilo que nunca fizemos só pra ter um gostinho novo na vida, porquê é isso que os afazeres do dia-a-dia nos fazem: buscar algo que nos tire da rotina, que seja totalmente diferente daquilo que fazemos cotidianamente, ou daquilo que fizemos na vida.


   Então, se você tem tempo, faça aquilo que ama fazer, descanse no tempo certo, se jogue nas novidades, não se prenda á algo, seja solto quando o tempo te disponibilizar isso. Se não tem vontade de fazer aquela tal coisa, mas se sente obrigado á fazê-la, então não a faça no seu tempo livre, não transforme algo que você ama virar obrigação, porque é o que as responsabilidades diárias fazem: tornar até aquilo que gostamos em algo que precisa ser feito, ou seja: numa nova obrigação.
   Tempo livre é tempo livre. Tempo de obrigações é tempo de obrigações, nesse é que não devemos protelar.

E eu leio quando tenho vontade, quando o livro me chama, afinal, não leio por obrigação, leio porque gosto. Não farei desse meu hábito mais uma responsabilidade, afinal, os livros são meus refúgios, e sinto vontade de me refugiar em constância, então é certo que leio quando posso, amo, então não pararei, mas sei a hora de dar uma pausa, todos precisamos viver - Gabryel Fellipe

44 comentários:

  1. Tempo... algo que, quando precisamos, não temos, e quando não precisamos, temos. Acho que isso acontece com tudo na vida, concorda?

    Se eu tivesse tantos livros assim tentaria ler tudo logo! Mas agora que eu tenho uma rotina mais puxada sei que é difícil. Escola, trabalho, blog, comentários, séries, filmes, amigos, casa.... é difícil.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sr. tempo!

      Tenho mais livros que não li ainda, mas esse 23 são os que eu queria/quero muito ler. Tenho certeza que a srta leria todos rapidinho, porque sua velocidade de leitura me deixa embasbacado. Bjs.

      Excluir
  2. Pois é Gabryel, também estou com uma pilha enorme de livros não lidos.
    Mas confesso que já li mais que você, costumo ler rápido e em pouco tempo. Enfim, depois vou fazer um post com dicas para ter um tempo para ler a mais. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Faça sim, vai ajudar muito.

      Ah, minha lista de livro não lidos é bem maior que essa, mas esses são os que eu estou dando mais créditos, por enquanto! Até mais, escritor Renato :3

      Excluir
  3. Ei, 43 livros não é algo "muito ambicioso" vai com calma meu querida, assim seus olhos irão pular nas páginas.
    Eu tenho uma lista enorme de 1001 livros, mas sem pressa, rs.

    DANCIN' OF DAYS
    http://dancinofdays.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Woool! Acabei de sair lá do seu blog e vi que foi indicado á um prêmio, e me indicou á responder ás perguntas! Perfeito ><

      OBS: Meu olhos já estão pulando.. Que lista pequena a sua, não! RsRS'

      Excluir
  4. Realmente Gabryel eu te entendo... Quando começou o ano meus planos era ler mais de 40 livros, mas já estamos quase no final do ano e eu não li nem a metade... hahaha É tenso, porque a gente tem tanta coisa para ser feito e nunca sobra tempo para fazer aquilo que eu gosto, isso quando não bate aquela ressaca literária. =(
    Ultimamente estou tendo pouco tempo para ler, assistir filmes, séries e tudo mais.... Está difícil, mas vamos levando e tentando fazer o máximo que podemos né?

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda de Coturno, com saia flor linda e blusa de lã vermelha! Amei seu look!, Tá gata!

      As ressacas literárias tem sido uma grande culpada nessas interrompidas de leitura! É Aninha, vamos levando ao máximo que podemos. Tempo livre é tempo livre e leitura boa demais causa ressaca. Rs'

      Excluir
  5. Nossa me indentifiquei tenho varios livros para ler mais não da tempo, mais espero que você consiga ler pelo menos metade né haha beeijos http://estrelaar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levando em conta que já passamos da metade do ano e só li 24 livros! Rs'
      Mas, é isso ai. Vamos pra cima!

      Excluir
  6. Oi Gabryel.
    A palavra planejamento? conheço, mas cadê que consigo colocar em prática seu significado rsrs.
    São tantas coisas pra fazer num tempo que parece tão pouco, mas na verdade o que falta é organização.
    Quanto as leituras, nunca leio por obrigação, tanto que não começo o ano com metas de ler tal livro ou x livros porque sei que leio no meu tempo, no meu ritmo.
    Esse ano eu estou até surpresa, estou lendo o 50º livro, quantidade que costumo atingir já no final do ano.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que demais! Acho que não teria conseguido chegar a esse numero de livros lido se tivesse montado metas, porque nos prendemos, não é mesmo! Melhor mesmo é não ler por obrigação, ler porquê gosta. Ótimo comentário, Paty! <3

      Beijos...

      Excluir
  7. Sabe Gabryel, eu tbm amo ler desde pequena, e isso sempre foi um passatempo e uma diversão. Mas com o blog quase se tornou uma responsabilidade. Até o dia que percebi que não deveria forçar a leitura só por causa do blog, e sim o contrário: ler exatamente como antes e tornar o blog uma consequência disso. Concordo com vc, o que fazemos por amor não pode se tornar mais um fardo, ou é melhor deixar para lá.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez vou me intrometer onde não sou chamado mas o Gabryel é gente fina e não se importa né!? (assim espero, pelo menos)

      Sabe Joana, também cheguei a um ponto onde lia mais por causa do blog, ver seu comentário me fez lembrar que eu criei o blog para compartilhar meu prazer pela leitura e não para me forçar a ler, não sou de ler desde pequeno mas depois que peguei o ritmo (por volta dos 18 anos) embalei, ultimamente tenho tido dificuldade para terminar um livro, estou com 6 livros em andamento, e não consigo diminuir o número, só consigo terminar um deles quando começo um sétimo, mas isso é assunto para outra hora e lugar.
      Grande abraço!!

      Excluir
    2. "o que fazemos por amor não pode se tornar mais um fardo, ou é melhor deixar para lá" Essa frase resumi o que eu quis passar para quem lesse minha postagem! Certamente, Masen, o blog tem de ser uma consequência da nossa paixão pela leitura, e não a leitura ser uma obrigação por termos um blog para administrar. Estou contigo nessa linha de pensamento (y) Bjs!

      Excluir
    3. Rudi, não sabia que você tinha começado a se fixar no mundo da leitura ao 18 anos! Eu lia historinhas quando pequeno e comecei a ler mesmo com 14 anos! Ah, quanto a criação do blog, não criei ele pra eu falar sobre minhas leituras, isso surgiu bem depois.. Rs'
      OBS: Pode se intrometer, na verdade, debater! Abraços, Rudi! :D

      Excluir
  8. Olá Gabryel, tudo bem?

    Gostei muito do seu post e ele me fez ficar pensando em várias coisas, entre elas o tempo (claro kk), estou atualmente estudando e fico praticamente o dia inteiro na faculdade e acaba que livro mesmo leio apenas de cálculo, matemática discreta, algoritimos kkkk, sinto saudade do tempo que ficava apenas por conta dos livros e lia muito mais.. A minha lista de livros não lidos e que quero muito ler só aumenta.. :/

    Abraços :)
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de ler a palavra "cálculo" e "matemática" já fiquei com dó de você, Caique! Mas é bom estudar, e a Bienal tá ai pra você aumentar muito mais a sua lista de livros não lidos, mas que você vai ler, com certeza! Rs'
      Abraços :)

      Excluir
  9. Super verdade! O maior problema é usarmos o "tempo livre" para cumprir todas as obrigações que não tivemos tempo antes. Tempo livre é tempo para dormir, para ver um seriado, um filme, para sair tb! As últimas semanas minha vontade para ler anda beirando o zero. Não porque eu não tenha livros que queira ler, estou cheia de livros ótimos *-* porém, sem vontade. Tenho assistido séries e dormido bastante, e só, sem culpa hehe

    Beijão!
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issâe, Rafa! Usar tempo livre pra realizar tarefas que não deram tempo!!! NEVER MORE!!!
      Bom, estou meio que parado em leituras também, e sem culpa também. Bate aí!
      Beijão.

      Excluir
  10. Bem assim, fiquei até com vontade de colocar uma foto com todos os livros que quero ler ainda esse ano mas.... sei que não vai dar tempo :/
    Minha intenção era ler 100 livros esse ano, até agora li 46... no ritmo que eu ando o jeito vai ser me contentar com 70 mesmo...
    grande abraço!!!
    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você consegue, só dar um esforcinho, mas faça isso se for te deixar contente, leia por amor!

      Afinal, você lê com/por amor, dá pra ver isso em suas resenhas.

      Excluir
  11. É, nem lembro mais, há quanto tempo tenho um tempo LIVRE LIVRE mesmo, sempre pensando em tudo que tem que se fazer... Preciso buscar retomar e guardar um tempo pra fazer só o que gosto, como você disse :) Ótima reflexão!

    Beijos,
    Blog Dress

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que crescemos, parece que perdemos o controle sobre nosso tempo, as obrigações o tomam, mas não podemos deixar! Devemos ter um momento pra nós, para o que gostamos, sem nunca perder o que somos de verdade.
      Que bom que usou a refletir sobre, linda Dressa modelo. Bjs

      Excluir
  12. Exatamente! Senão vai chegar uma época que a leitura será arrastada, ai não é legal mesmo!!! Ótima mensagem que você passou :3

    Beijos, Carol
    Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super contente por ter conseguido passar uma mensagem, seja ela boa ou ruim, á quem leu. Certamente, leitura arrastada é um porre!

      Bjs, linda!

      Excluir
  13. Oii,

    Depois da faculdade, já era tempo pra ler o quaaanto que queria. Eu não estipulo metas porque nunca cumpro :( Só nas férias. Estou com 8 livros fisicos e 6 e-books para ler, agora só me falta o tempo pra tudo isso.
    Gostei do seu post porque concordo, tempo que fazer aquilo que gostamos. Também só leio quando tenho vontade, não gosto de forçar nada pq não acho que seja proveitoso

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a nova era: Não forçar leitura, deixá-la fluir - aliás, não forçar gostos, deixá-los sempre prazerosos.
      Curti seu comentários!
      Beijinhos.

      Excluir
  14. Oi Gabryel!
    Até imagino como você deve estar se sentindo porque, cara, esses são realmente livros ótimos!!! Mas quando eu estava na faculdade eu também praticamente não tinha tempo para nada.
    Mas pode ir lendo com calma, com prazer... Afinal, isso que é o bom de ler um bom livro: a satisfação em uma boa leitura.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "a satisfação em uma boa leitura." É isso o que muitos estão perdendo por se colocar em obrigações!
      Vamos ler por vontade, e usar nosso tempo livre para sermos livres mesmo.
      Abraços.

      Excluir
  15. Adorei o texto!
    Tenho pensado cada vez mais nisso!!!
    "Então, se você tem tempo, faça aquilo que ama fazer"
    Cada vez mais, meu tempo livre é mais importante e precioso...
    Não faço mais o que não quero qd o tempo é livre! é livre então é meu!!!
    E também tenho tantos livros aguardando meu tempo para serem lidos.... ai ai...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros e livres! Livros não podem se tornar obrigação e livres tem que ser livres, para se fazer aquilo que se gosta não que ser tem que fazer.
      Rs' Beijos.

      Excluir
  16. Ponto bacana pra se tocar, Gabe (posso te chamar assim? Tô tomando liberdade? Se sim, I'm really sorry): tempo livre. Eu realmente não faço meta de leitura porque acho que isso ia me deixar um pouco desesperado (xD), então minha meta de leitura é sempre a mesma: ler todos os livros que estão na fila de espera - atualmente, por volta de 35, ainda. Sou aquele tipo de pessoa louca que quer ler todos os livros que tem em espera, mas não para de comprar. Não compro mais tanto como antigamente - agora sou mais controlado, compro só o que realmente me interessa, até porque a maioria dos livros que eu realmente quero muito ler eu já tenho -, mas, ainda assim, a fila só cresce. Então acho que o maior ponto dessa discussão é: vamos respeitar nosso tempo também, não? Uma percepção principalmente dedicada a mim mesmo asiuhaush O tempo livre está muito ligado a nossa responsabilidade com afazeres e com paz interior, acho. E, quando todo o nosso universo está organizado e estabilizado, o nosso tempo tranquilo e livre se torna, de fato, livre - e é nesse tempo livre perfeito que conseguimos nos dedicar ao que queremos. O problema é fazer todo o caminho até chegar a esse tempo livre perfeito. O problema é encontrar tempo pra chegar até ele. xD
    Adorei o post! Abração!


    Achou O Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Breno! Pode me chamar de Gabe sim! .-.
      Você disse algo muito intenso e impactante - coisa que é muito Breno pelo que percebi em textos do seu blog - "O problema é fazer todo o caminho até chegar a esse tempo livre perfeito. O problema é encontrar tempo pra chegar até ele." É realmente difícil chegar á esse tempo livre, muitos nem chegam a ele, mas penso que uma obrigação que sempre deveria existir seria achar um tempo para nós mesmos. Parar tudo e achar a "paz interior".
      Quanto á metas de leitura, eu sempre fiz algumas para que me incentivasse, mas a leitura pra mim, não sei se começou a ser assim agora, deve ser feita por paixão, não por obrigação.
      Paixão pelo seu comentário, escritor! Abração.

      Excluir
  17. Oi Moço..
    Adorei a postagem. É bem verdade, quando crescemos as responsabilidades surgem e nosso tempo livre fica cheio de obrigações. As vezes quero tanto ler, ou mexer no blog, mas aí tenho que estudar para a facul. Tem coisas que não tem jeito, temos que fazer..mesmo que não queremos naquele momento. Mas nada sem pressão senão fica chato como você disse.
    Minha meta de leitura para este ano, são em torno de 38 livros, se ler mais que isso melhor. Por enquanto só li 16, mas aquela 'Guerra dos tronos' vale por uns 3 livros..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerra dos Tronos vale por uns dez! Rs'
      É, obrigação é obrigação! :( Crescemos, então temos que aceitar isso.
      O problema é o hábito de fazer de tudo uma obrigação, até nos momentos sem elas, nos obrigar a ter obrigações. Rs'
      Beijo.

      Excluir
  18. Olá, Gabryel.
    Essas coisas de meta são complicadas, a minha é de ler 100 livros esse ano. Eu já li mais de 50, mas tenho medo de não conseguir cumprir com meu acordo (comigo mesma). Mas por semana eu tenho que ler, no mínimo, dois livros, por conta das obras de parceria do blog, há. E eu me comprometo a fazer isso pq se não acumula, só aí já me ajuda a cumprir a meta. Mas tenha fé q vc vai conseguir!
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs' Pretendo conseguir me esvair de fazer o que gosto virar obrigação. Mas, acho que escolher ter parceria com alguma editora não seria obrigação, seria uma honra. Vejo que você gosta e faz isso muito bem. Mas, não se esqueça, não transforme o que gosta de fazer a ser um fardo. Seja sempre um refúgio, uma amor, uma paixão.
      Bjs, Fangirl de Maze Runner.

      Excluir
  19. Cara nem me fale, estou precisado de tempo. Sério este ano não vou conseguir chegar nem na metade dos livros que li ano passado. Cursinho, escola, academia, e também o tempo que gasto de transporte entre esses lugares, estão me esgotando.

    Triste realidade

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Meu tempo ta cada vez mais curto pra fazer aquilo que eu realmente gosto de fazer,mas mesmo assim acho um tempinho mesmo que seja um tempo muito curto pra fazer o que gosto (pra me sentir viva)por isso não deixo de desenhar,mesmo que seja apenas pra fazer um breve rascunho,e como eu sou apaixonada por leitura gosto de procurar um tempo mais longo pra ficar lendo porque gosto de estar dentro da história por um bom tempo,principalmente naqueles livros que me encantam.
    E espero que você cumpra a sua meta,por que vou tentar cumprir a minha que são meus desenhos inacabados rsrs
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você cumprirá, Érika!
      Isso, se sentir vivo! Fazer as coisas que gostamos nos faz se sentir vivos! :D
      Tempo, vamos controlá-lo.

      Excluir
  21. Puts, acho que a pior coisa de crescer, ser ''gente grande" é ter o tempo super corrido. Eu, com 14, já tenho o tempo meio apertado por conta dos estudos (além das escolas, to estudando um tempo extra todos os dias para passar no vestibulinho T.T), tenho lido nas horas vagas, pela minha conta eu li uns 38, ou 39 livros esse ano, pretendo ter lido uns 50 até dezembro, me deseje sorte ô/ ps.: desejo sorte e tempo pra tu também, pelo visto ta punk, hein D:
    xx ♥ Clique aqui e participe do sorteio!
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
  22. Hello, moça! Quanto tempo.
    Crescer é bom, mas ter o tempo corrido é que nos faz querer voltar a ser o que eramos quando não eramos "gente grande".
    Até dezembro tem chão! Vamos seguindo em frente, tentando! Dando tempo ao tempo, e suprindo nossas vontades ao invés de força-las a existirem.

    ResponderExcluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...