Está voltando!

Aguarde novo conteúdo.
Em Julho!
Blog em reforma

quinta-feira, setembro 11, 2014

Prova de Fogo (Maze Runner: The Scorch Trials), de James Dashner (Editora Vergara & Riba - 400 Páginas - Ano 2012)

“Continuem a reagir bem às Variáveis; lutem para sobreviver, e serão recompensados com o reconhecimento de terem desempenhado um papel importante na tentativa de salvar a raça humana. E salvar a si próprios, é claro.” Página 64.

   O que você faria se descobrisse que sua memória foi apagada? E que tudo o que você vive agora é uma espécie de teste em que procuram analisar algo que você não sabe realmente o que é?

   Prova de fogo é o segundo livro de uma trilogia que tem conquistado milhares de leitores. Do mesmo modo que Jogos Vorazes ou Battle Royale, Maze Runner se trata de uma luta pela sobrevivência, mas diferente desses, não é um reality show, e não existe a ideia de se matarem uns aos outros, apenas a ideia de fazer o melhor para o grupo.
   Diferente do primeiro livro da série (Correr ou Morrer), Prova de fogo não é cheia de perguntas, mas cheias de respostas indecifráveis.

   Ao decorrer do livro, o protagonista Thomas começa a ter vários sonhos que o leva a ter várias lembranças de como era sua vida antes de apagarem sua memória. Esses sonhos são fortes culpados de prenderem o leitor. Mas não é só isso...
   O surgimento de novos personagens caiu muito bem á serie, inclusive, houveram alguns que foram muito mais animadores que alguns que já estavam desde o inicio da trilogia, outros precisavam ter participado mais, confesso que houveram alguns personagens muito nada a ver.

   Quanto ao embalo da história, conhecer o que eram os Cranks foi um pouco chato demais.

Cranks seriam aqueles que contraíram o Fulgor, uma doença que infestou o Universo,  qual atua no cérebro e o destrói, "se não houver muita atividade mental, o vírus enfraquece", mas há um tal entorpecente, pouco citado, chamado de benção, que é uma droga que adia o inevitável, mas "o Fulgor sempre vence no final.". 

   Achei que os Cranks tomariam o lugar assustador dos Verdugos citados no primeiro livro, mas as partes que podemos sentir uma agitação com esses é muito rápida e pouca. Para se ter uma ideia maior, um Crank ainda não insano é ainda um humano normal, que ainda pode sentir compaixão e empatia. No livro, dois deles ganham destaque.

   Outras observações é quanto aos capítulos: Cada fim de capítulo te faz querer ler o próximo, e alguns deles, como o capítulo 40, te faz sentir o que o protagonista está sentindo. Como é um livro narrado em 3ªpessoa, o narrador foca muito nas sensações que ele, digamos, observa. Ele descreve tão bem sobre Thomas em seus conflitos que chegamos a ver Thom, nos enxergamos no lugar dele e fica fácil entendê-lo.
   Pela narração bem feita, podemos perceber o quanto Thommy tem suas regalias e o quanto é importante para o CRUEL  (Catástrofe e Ruína Universal: Experimento Letal)  e o único modo de descobrir o que é realmente o CRUEL e se CRUEL é mesmo bom, é apenas lendo ao último livro da série, o livro A Cura Mortal.

Notas


Brenda; Jorge; Narizes; Aris; Refúgio Seguro; Raios; Bolas de Metal; Sol; Fogo; Monstros horrendos com esferas alaranjadas...

Links

Correr ou Morrer     ::     Skoob     ::     Um foto com o livro

28 comentários:

  1. Livro bom mesmo é quando cada capítulo te dá vontade de ler outro, né? :)
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, apresento-lhe uma série que é inteiramente assim!
      Bjs!

      Excluir
  2. Quero muito assistir o filme correr ou morrer parece ser ótimo, beijos!

    http://apenassonhosdreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Não conhecia o livro nem o filme :O :O
    Adorei saber um pouco mais sobre ;)
    Adoro quando o livro nos faz querer continuar lendo mais e mais *--*

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o que destaca mais na escrita do James nessa série é terminar os capítulos de um jeito que faça o leitor querer continuar lendo.
      Beijinhos!

      Excluir
  4. Olá, Gabryel.
    Cheguei bem na hora da resenha boa! Eu concordo com alguns pontos citados, inclusive achei o primeiro livro melhor, mas mesmo assim não consegui deixar de me apaixonar por esse segundo, ficar morta de raiva de Teresa e torcer com todas as minhas forças para Thomas ficar com você-sabe-quem. Preciso ler A Cura Mortal.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curti muito Prova de Fogo, mas Correr ou Morrer foi bem mais impactante, quanto a Teresa, Vixx, temos uma opinião do contra. Eu fiquei com raiva dela, mas ainda prefiro Thom&Teresa. KKKKK
      Precisamos ler A Cura Mortal!
      Bjs!

      Excluir
  5. Olá, Gabryel.
    Gostei muito de seu ponto de vista sobre a obra. Quero muito ler toda série/ saga, queria fazer isso antes de ver o filme, mas acho que não vai ser mais possível né. Enfim. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, é possível ler pelo menos o primeiro livro antes do filme estrear! :D
      Até mais :)

      Excluir
  6. Ollá Gabryel ^^
    Maze Runer com certeza é um livro que me deixa curiosíssima *o* Sua resenha ficou ótimo, gostei muito.
    Nosssaa... o trailer desse filme é de deixar qualquer um louco \o/ Quero assistir nos cinemas haha'

    Beijoxxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Maby :D
      Esse trailer deixa qualquer um louco de ansiedade mesmo! Dia 18 vem ai! Uhul \o/

      Excluir
  7. Oi, Gabryel! Tenho uma vontade imensa de ler essa série, mas sempre esqueço dele na livraria, acredita? Mas ainda assim, é uma leitura que pretendo iniciar ainda este ano. Gostei de saber seu ponto de vista :)

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Sofia! Quando for a livraria, escreve na mão um aviso, ative um alerta no celular, sei lá, mas não se esqueça dele. E tem filme dia 18 :D
      Beijo.

      Excluir
  8. Oiii kawaii
    Gostei muito da capa(me chamou bastante atenção rsrs) e pela história deve ser ótima,é o tipo de livro que estava procurando ler porque faz sentir o que protagonista sente e pelo fato de prender o leitor e o pior de tudo que quando o livro tem capítulos eu não consigo parar na metade do capítulo eu tenho que parar no próximo e acabo lendo o próximo também rsrs
    Beijos e super amei a sua resenha.
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então esse livro é o que você procura, e vai acabar lendo ele rapidinho, Erika, porque o autor é muito bom em te segurar. Se eu demorei pra terminar, foi só pela falta de tempo :(
      Beijos, desenhista linda!

      Excluir
  9. O melhor livro e onde ele começou a estragar tudo. Sim, esse livro me deu uma agonia pra terminar, ver o que ia acontecer. Tem a Brenda <3. Ai o final, a luta na colina, imagina num filme se, bem feito, como ficaria épico?
    Adorei a resenha

    https://www.facebook.com/AnimeSeasonRP?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em filme, estou aguardando que esse primeiro seja épico também. Tomara que tenham feito tudo bem feito! Ansioso.
      BRENDA ♥
      Ah, espero que em A Cura Mortal o clímax de Correr ou Morrer esteja ativado. Mas o final de Prova de fogo não pode ser considerado ruim, porque foi muito bom,

      Abraços

      Excluir
  10. Meu Deus, não sei o que eu faria se a minha memória fosse apagada. Essa ideia de "fazer o melhor para o grupo" parece-me interessante.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você vai curtir, Janaína. Já começou a sentir um pouco da história. RsRs'

      Beijos.

      Excluir
  11. Menino que resenha é essa?
    Já venho tentando fechar os olhos para essa série a bastante tempo, apesar de curiosa pelo enredo e querendo ler e desvendar todos os mistérios que habitam as páginas desses livros, tenho me controlado para não me tornar uma completa compulsiva, tenho muito mais livros não lidos que lidos e isso já me preocupa. Mas depois dessa resenha como não desejar ler esse livro? Como não querê-lo? Hein? Me diga. Acho que não vai ter jeito terei que lê-los hehe.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    P.s: Amo ler spoiler, e quando leio um aviso de CONTÊM SPOILER, é como se ativasse em mim um desejo irrefreável que me faz correr para ler o bendito texto, mesmo que eu nunca tenha lido ou esteja desejando muito ler a obra hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vontade de mandar um grande spoiler pra você dessa série, Delmara! Mas não será mais preciso porque você já vai lê-los! :D :D :D Uhuhuhul o/
      Bjs! RsRs'

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu comprei o primeiro livro a série e acabou de chegar. Estou louca para ler a série inteira de uma vez! As resenhas são, no geral, sempre positivas.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais, Roberta! Se você ler tudo de uma vez me avisa. Ainda não li A Cura Mortal - que é o último da série - e estou empolgado com os livros referentes a série "Ordem de Extermínio" e "Arquivos".
      Super beijos pra você também! Você fez uma ótima compra.

      Excluir
  13. Mais tarde volto, não li porque se o primeiro engrenar e ficar bom eu leio essa quando terminar o segundo para compararmos opiniões, se o primeiro continuar na tuada que vai eu leio sua resenha pra ver se ela me anima a ler o segundo ;)

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Há medo.
      Desejo muito que você curta essa série! (torcendo) :D

      Maze, Maze!

      Excluir
  14. Ah Meu Deus! Prevejo eu indo a falência!!! Preciso ler essa saga e assistir ao filme!!!
    Bjs, se puder comentar nesse post, ajudaria muito
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/o-vale-dos-mortos.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha prudência, Naylane! KKKKKK
      Mas não vai se arrepender do livro, mas pode se arrepender da falência!

      Excluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...