Está voltando!

Aguarde novo conteúdo.
Em Julho!
Blog em reforma

quinta-feira, outubro 23, 2014

Cosmicismo = terror cósmico = H. P. Lovecraft


   Cosmicismo ou "terror cósmico" é uma filosofia que se baseia fortemente no ocultismo. Tem como principio que não há, não existe, presença divina e que toda e qualquer religião ou crença é apenas fruto da imaginação de seres irrelevantes e insignificantes -  o ser-humano se enquadra nessa categoria.

   O principal tema do cosmicismo é a completa insignificância do ser-humano e no quanto ele não passa de uma "poeira" que será varrida com o tempo, e que tudo há de evaporar, e depois dos humanos terem sido extintos, surgirá outra espécie, que também desaparecerá e virá outra, sempre apagando e tomando o lugar da destruída.

   Howard Phillips Lovecraft foi o criador dessa filosofia/gênero, com suas histórias contendo alienígenas e quartas dimensões, onde seres-humanos são sempre movidos pelo auto ego, incapazes de enxergar em outros seres o mesmo mover. Lovecraft desafiava várias crenças ou seitas, indo contra os valores do Cristianismo, Iluminismo e outros.



eu já tive a oportunidade de ler algo de lovecraft, no conto "A Armadilha" em que o autor escreve em companhia de outro autor. 
pude ter a experiência de ler algo fora do comum, onde o autor conta com uma quarta dimensão e cita até o livro de carrol* como uma semelhança.
é bem possível enxergar no conto a inferioridade que lovecraft coloca ao ser humano, o descrevendo como um ser de conhecimento e capacidade limitada. e o mais incrível é o dom que o autor tem de ir contra a física, descrevendo cenas totalmente contrarias de nosso conhecimento.
lovecraft é, sem dúvidas, um escritor que mexe com a mente humana, fazendo o leitor refletir e se amedrontar com suas reflexões! 


"Pelo mundo estudara e se aborrecera com a capacidade e conhecimento limitado dos humanos"
sobre Axel Holm do conto "A Armadilha"

*Alice no país das maravilhas

30 comentários:

  1. Nunca li nada desse cara, mas agora fiquei curioso... apesar de não morrer de amores por histórias de extraterrestres (o que é irônico considerando que comprei um livro da Super Interessante que fala só sobre isso... mas não é história é um estudo então...), tenho certa preguiça com autores que se acham acima do resto da humanidade (não sei se é o caso) e também com os extremamente melancólicos que se acham insignificantes (também não sei se é o caso) espero que esse cara não seja assim...
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, acredito que ele não se acha acima do resto da humanidade porque ele próprio se faz dela - rsrs mas não enxergo nele um escritor melancólico que se descreve como insignificante, mas a parte de um todo que sabe que não passa de uma poeira - embora eu não credite muito nos pensamentos dele.
      bom, lovecraft consegue dar a sua imaginação uma coisa totalmente contrária do real, e isso é muito demais!
      abraços :)

      Excluir
  2. Ain, que ótimo entrar aqui e encontrar esse tipo de informação <3 Confesso que pouco sabia sobre o assunto, mas ele de fato me interessou muito. Aberta a novas ideias <3

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então se for ler lovecraft vai se deparar com irrealidades que bem que parecem, de alguma forma, reais! rsrs

      Excluir
  3. Eu sempre me esqueço quem é H.P Lovecraft. A culpa não é minha se o cara tem nome de jogo. Sério, quando eu li pensei que era o nome de um jogo, hehe. Enfim, ótimo post, Lobo ♥ Não conhecia esses conceitos, não conhecia nenhuma ideologia de H.P, são bem interessantes. Agora eu estou bastante curiosa para ler algo dele... Pô, Gab, se você continuar trazendo autores bons para o blog eu vou ficar pobre!

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nome de jogo - pode crer! kkkkkk
      lovecraft é muito interessante, na tarde de ontem (23) eu acho que foram uns 10 contos que li dele em pdf, sem contar algumas biografia em sites!
      bom, acho que não vai precisar ficar pobre porque é difícil encontrar livros do autor, mais fácil são encontrar pdf - aqui tem!

      Excluir
    2. nome de jogo - pode crer! kkkkkk/2
      HAUHUADUAHSDUHAUHSDHUAHDUHAHUSDHU Foi nisso que eu pensei também :v

      Excluir
  4. Atualmente estou lendo mais um conto do H. P., do livro Histórias de Horror - O Mito de Cthulhu.
    É interessante comentar que é algo sobre seres de outro planeta, mas o suspense que o autor desenvolve nos seus contos deixa tudo com um ar diferente de outras histórias do tipo que já lemos ou ouvimos.

    O conto O Chamado de Cthulhu é um dos mais famosos (quem nunca viu o ser gigante com cara de polvo e asas de dragão?), e um dos mais interessantes. Nunca gostei muito de ler contos, mas depois que li os dele, comecei a me interessar, pois o maior motivo de eu não gostar muito de contos é o fato de que as histórias não tem um final concreto, mas em Lovecraft é esse o fator que mais chama a atenção!

    Recomendo a leitura!
    Valeu pelas dicas, Gabryel!

    Abraço
    Fabiano Lobo
    http://reminiscencialobo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lovecraft é incrível!!! ele escreve de um modo que faz com que você acredite ou não (sempre impondo que poderia ser apenas um sonho ou uma loucura), e sempre tem uma intensidade com o controle certo para dar aquele medo do anormal, mas ao mesmo tempo ser seduzido pelo não natural.
      o conto "O chamado de Cthulhu" é muito interessante, nele eu pude ler algo que, até então, nunca havia lido na vida. algo pavorosamente apaixonante e não menos arrepiante.
      certamente, pra mim, os melhores escritores de contos estão entre lovecraft e poe!

      Excluir
  5. Confesso que não li nada sobre esse autor,gosto de ler vários gêneros,até os de extraterrestres rsrs.Mas fiquei curiosa e bastante interessada para ler os livros desse autor(porque ele tem uma opinião diferente).
    Esse nome LoveCraft me lembrou do jogo que sempre jogo "Warcraft " rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já vi muitas vezes esse sufixo "craft" também! vou pesquisar sobre ele.
      eu não era muito seduzindo por histórias que envolviam et's, mas de um tempo repentino a outro, eu comecei a me interessar. (provei e gostei) kkkk!
      bjs, minha desenhista linda ♥

      Excluir
  6. Oi Gabriel! Juro que nunca tinha ouvido falar de H. P. Lovecraft, até aqui. Mas não vou te mentir, achei bastante interessante, e vou dar uma vasculhada pela internet pra ler mais respeito.
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vasculhando encontrará, nalgum momento, algo que vai te seduzir a ler as obras desse autor.

      Excluir
  7. Concordo com o comentário acima, sempre penso em jogo quando leio o nome dele...

    A primeira vez que fui ler Lovecraft eu já comecei com medo, devido a todos os comentários que li sobre ele e me surpreendi ao ler e nem sequer sentir um arrepio, o que não torna a escrita dele ruim, de forma alguma, eu virei fã na hora, gostei bastante do que li e recomendei até para o meu professor que gosta de ler, em breve terá uma resenha dele no Blog.

    Adorei o seu post, embora já tenha lido H.P Lovecraft não tinha conhecimento desses detalhes!

    Tem resenha nova no blog, me faz uma visitinha: http://www.estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não senti muito esse medo que tantos impõem que os leitores de howard sentirão! mas não posso dizer que a escrita dele não é horripilante quando começamos a refletir - mas é tão horripilante que chega a ser interessante e apaixonante!
      espero a resenha! :)
      é sempre bom conhecer mais sobre os escritores que começaram com a diferença!

      Excluir
  8. Apesar de já ter ouvido falar muito de Lovecraft, nunca li nada dele! Mas pelo que dizem é realmente incrível e eu espero ter essa oportunidade em breve!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é incrível! você distorce sua imaginação, ele consegue fazer isso! rsrs

      Excluir
  9. Obviamente favoritei essa postagem e procurarei algo dele para ler *u* Achei super interessante e direto do modo como você descreveu o gênero. Acho que já li coisas um pouco parecidas, mas não nesse gênero de vez. Enfim, coisas que mexem com a nossa mente me atraem e muito!
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode crer! e esse autor consegue brincar com sua imaginação. ele brincou com a minha - fugi legal da realidade com ele - e quero mais disso! rsrs

      Excluir
  10. Oi, Gabryel! Não conhecia o Cosmicismo nem o H. P. Lovecraft, entretanto achei ambos muito interessantes! Ei, você já leu quantos livros do Desafio Halloween Literário? Eu estou lendo o meu quinto livro (Frankenstein), acho que vou conseguir concluir o desafio! rsrs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. interessantíssimo esse autor e esse "gênero"!

      bom, tony! parabéns a você, garoto! nem comecei o meu quarto livro do desafio e acredito que nesses últimos dois meses do ano eu neo consiga ler dois livros inteiros! do desafio eu li 3 livros, mas em compensação, tenho lido muitos contos, exclusivamente do lovecraft! abraço! :)

      Excluir
  11. Uaaaau que legal, não sabia desse conceito, muito inteligente e diferente, adorei!!

    Um beijo grandããão!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  12. Ola,
    Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal, uma história de suspense ambientada em Lageado Grande/RS, repleta de intrigas e mistérios, onde cada pessoa esconde um segredo e alguns são fatais. Gostaria de lhe avisar que estou com parcerias abertas para blogs, se tiver interesse pode me enviar um e-mail "raquel.machado2014@yahoo.com.br". Você pode conhecer mais a história na página abaixo:
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html
    Obrigada desde já.
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hello, autora linda! já li umas resenhas do seu livro em alguns blog. me interesso por ele sim. breve entro em contato pra me deixar ciente do procedimento. :)

      Excluir
  13. Oie! Creio eu que nunca li nada do gênero, mas aparenta ser interessante! =D
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudaria muito,
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/10/happy-halloween.html
    e tem promoção no ar, http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-1-ano-de-aniversario-do.html
    =D

    ResponderExcluir
  14. Na verdade, Lovecraft se inspirou bastante em Robert W. Chambers, autor anterior à Lovecraft e possível criador do terror cósmico, mesmo sem dar esse nome a ele diretamente.

    ResponderExcluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...