Está voltando!

Aguarde novo conteúdo.
Em Julho!
Blog em reforma

quinta-feira, outubro 09, 2014

Edgar Allan Poe e suas últimas palavras.


"Lord, please, help me poor soul"

   É quase estranho demais um leitor não ter ouvido ou lido algo sobre Edgar Allan Poe.

  •    Pai do romance-policial;
  •    Criador de histórias sombrias, macabras e misteriosas;
   
   E por fim sua própria morte foi misteriosa, um tanto sombria e com um final quase macabro.
   
   Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, no dia 03 de Outubro 1849, gritando coisas ininteligíveis, vestido com poucas roupas que não eram dele e por fim diagnosticado com Delirium tremens.
   Estava na idade de quarenta anos, possivelmente com alguma doença cerebral rara, ao que se sabe tinha problemas com bebidas, talvez tivesse diabetes ou algo do tipo, mas o maior impacto não foi os possíveis riscos de vida que ele corria por qualquer doença que fosse, o maior impacto foi que, suas últimas palavras perfeitamente sãs foram:

"Lord, please, help my* poor soul"
que na tradução ao português fica:
"Senhor, por favor, ajude a minha pobre alma"


 E então Poe morreu em 09 de Outubro de 1849, há exatamente 165 (cento e sessenta e cinco) anos de hoje!

outras fonte dizem que sua morte aconteceu em 07 de outubro.

44 comentários:

  1. Eu ainda não consegui ler nenhum dos livros ou contos de Poe, mas ele parece incrível! Sou fascinada por mortes famosas, como as de Van Gogh. Não sabia como Poe tinha morrido, foi bem interessante saber. Obrigada por trazer esse post lindo e maravilhoso ♥

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fico feliz por escrever alguma postagem que, além de me fazer conhecer mais, faz outros conhecerem! ♥

      Excluir
  2. Oi, Gabryel!
    Sou apaixonada pelas palavras de Poe, ele é mestre no gênero. Nunca havia parado para pensar a respeito de sua morte, e muito me surpreendeu as informações que li aqui. Muito interessante você as trazer <3

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me surpreendi com essas informações, não tinha como eu não espalhar para outros leitores como você. <3

      Excluir
  3. Confesso que gosto muito de histórias sombrias,macabras e misteriosas e confesso também que não li nenhum livro do Poe(que vergonha) mas ainda vou ter tempo para isso.
    E o impressionante são suas ultimas palavras,fiquei pensando seriamente sobre essas ultimas palavras dele,palavras realmente impactantes.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Erika linda! Palavras impactantes.
      Ah, não é vergonha não ter lido nada do Poe, vergonha é nunca ter ouvido falar desse nome célebre.
      Beijos. (trate de ler os contos dele)

      Excluir
  4. Tô tirando um atraso imenso com o desafio do mês do terror no meu blog e meu desafiando a ler Poe!
    http://livroarbitriodotco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, sim, hein, Karla! Quero ver as resenhas dos três contos a que você prometeu lá, hein!

      Excluir
  5. Cara...
    que horror... sério que ele morreu falando isso? o.O
    nunca li nada dele, mas já ouvi o poema O Corvo e sei o da Máscara da Morte Rubra... jurava que ele tinha morrido bem velho... 40 anos? Tinha metade da vida pela frente...
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial (e ocasionalmente no Confins Literários)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que percebo, vários escritores passados morreram com morte precoce. Esses dois contos que você citou são ótimos contos dele, eu já os li diversas vezes. Meown!
      Grande abraço.

      Excluir
  6. Nossa, nunca li nada dele mas isso que você comentou foi estranho. Como pode né, naquela época as coisas eram pouco conhecidas e é difícil realmente saber o que se acontecia. Mas realmente é estranho morrer assim.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho, e muito mais ainda curioso!

      Beijos.

      Excluir
  7. Nossa que doideira! As vezes acontece da pessoa morrer parecido com a forma que trabalha. Tipo o coringa do batman rs. Belo blog Gabryel, dificil achar meninos blogando. Abração.
    http://brinicius.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo "o coringa do batman" KKK'
      Bom, difícil mesmo é encontrar alguém com o nome "Brinicius"!!! Seja bem vindo, moço! Curti seu blog com "cara de tabua de cortar carne" - você quem disse.

      Excluir
  8. Gordo, é você? Não pude deixar de lembrar de "Quem é você? Alasca" ahehauehua.
    Muito impactante suas últimas palavras. E é chega a ser macabro, sua morte ser envolta de mistérios da mesma forma em que criava seus livros.
    Construindo Estante || Facebook - Tem promoção lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é "Gordo"? Não li QÉVA, mas li uma resenha atual que me fez ficar com vontade de ler.
      A morte de Poe foi como eram as histórias dele. Macabro né?

      Já estou participando desde que lançou - a promo.

      Bjs

      Excluir
    2. Gordo é o apelido do Miles... o protagonista absurdamente alto e assombrosamente magrelo (tipo alguém aí) :p

      Excluir
    3. This ↑
      Explicou perfeitamente bem! aheuheuh.

      Excluir
  9. Gabryeeeeel, francamente, seu blog está com um conteúdo cada dia melhor <3
    Li apenas alguns contos do Poe, e olha, foram os melhores que li na minha vida <3 Tô esperando a black friday para comprar todas as obras que eu conseguir dele! Eu sei de como o Poe morreu, e é bem misterioso e digno de um conto dele mesmo.
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaa, obrigado, Indira!
      Poe é muito demais, e morrer como suas histórias foi assustador e admirável. :)

      Excluir
  10. Oi, Gabryel! Nunca li nada do Edgar Allen Poe, mas já o conhecia! Entretanto, desconhecia dessa morte (estranha) dele! Bem esquisita a forma como ele morreu, né? Bem legal você nos trazer essa curiosidade! :)

    PS: Adorei ver meu blog na lista dos que você mais curte! *-* Também curto muito o seu! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'conhecendo e passando conhecimento' Leia algo do Poe, contos, são muito intensos.

      Claro que seu blog é um dos que mais curto. :)

      Excluir
  11. Não conhecia esse autor acredita?? Mas pelos comentários acima, parece que ele era incrível!

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você só não o conheça por nome, talvez já tenha lido ou ouvido falar dos contos dele - Gato preto; O Corvo...
      Até mais.

      Excluir
  12. Poe simplesmente adoro as histórias dele. <3
    Lembro do primeiro livro que eu li dele, não tens noção como foi sem querer... Fui na biblioteca com meu pai e ele sem paciência para esperar eu achar um livro, o que aconteceu? Peguei um livro com de capa dura e de capa escura, nem li o nome e nem sobre o que tratava... Resumindo... Edgar Allan Poe entrou na minha vida sem querer ou talvez já estava tudo planejado (que esquisito isso hahaha). Não conhecia as últimas palavras dele, mas assim que eu li o título lembrei do Mike, de "Quem é você, Alasca?", ele era viciado em últimas palavras. :P

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, nada é feito por acaso.
      Bom, tem muitos falando desse Mike e realmente eu li uma resenha de QÉVA, mas não o conhecia por "gordo" como mencionaram.
      Poe é demais mesmo, né? Acabou virando imortal pela suas obras.
      Beijos

      Excluir
  13. Oiie já ouvi muito sobre ele, mais nunca li nada sobre ele, eu tenho uma péssima mania toda vez que eu vou numa livraria fico doida com os livros que até esqueço dos livros que eu queria hahaha um enorme beijo e fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos temos essa mania.. kkkkkkk - por isso estou me acostumando a comprar pela internet, assim eu só vou direto aos que eu quero. puff.
      fico com D-s, sim! você também.

      Excluir
  14. Meu sonho, é ter um legado assim, que mesmo muitos anos depois da morte, permanece vivo na memória de quem conheceu as obras!
    Mas Tchê, que blog com o perdão da palavra FODASTICO!
    Muito lindo aqui!
    Seguindo, curtindo!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. virar imortal.
      fico feliz que tenha gostado, lê! já fui lá no seu e curti muito. ♥

      Excluir
  15. Acho que é "my poor soul". Cada vez mais vejo que necessito ler algo dele, incrível ein!

    Beijos, Carol do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É "My" mesmo. E fico um pouco confuso quando leio e ouço dizeres que Poe morreu em 09 de outubro e outros em 07 de outubro! :(
      beijos.

      Excluir
  16. Oi Gabryel, tudo bem?
    Isso é simplesmente apavorante né? Imagina se fosse hoje em dia? Um cara famoso por escrever livros de terror morre aos 40 anos sem ninguém saber porquê ou como e a última frase dele é "ajude minha pobre alma". Sacanagem né. Mas, em se tratando do Poe, de repente foi até uma pegadinha dele. Vai que o cara tinha alguma doença fatal e sabia que ia morrer? Aí (por ser escritor de terror) achou que seria divertido falar isso para assustar as pessoas, afinal ele já ia morrer mesmo né.
    Imagina também o Harlan Coben, maior escritor de suspense do planeta (na minha opinião). Já pensou se ele morre sem deixar vestígios? (Por Deus, que isso não aconteça, pois amo o Coben). Mas, isso seria com certeza arrepiante. Ele se tornaria um dos personagens de seus livros.
    Ótimo post - mais uma vez.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e enfim o criador se transforma em sua criação! seria totalmente arrepiante. mas eu não consigo imaginar o poe pregando uma peça, uma pegadinha.
      bom, fiquei imaginando a rowling, se isso acontecesse com ela. meu D-s!!! eu teria um treco.
      super beijos.

      Excluir
  17. Shame on me, acredita que nunca li nadinha do Poe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. custo a acreditar, mas acredito! não tenha vergonha, você pode consertar isso. rsrs

      Excluir
  18. Eu não consigo acreditar que qualquer mente criativa seja completamente sã, é preciso de um pouco de loucura para conseguir produzir coisas tão boas, se repararmos em todos os bons escritores, nos clássicos mesmo, TODOS tinham um Q de loucura.
    Eu não sabia sobre esse fato envolvendo a morte de Edgar Allan Poe, achei curioso e acredito que ele tenha se deixado dominar por suas histórias, seus personagens, algo totalmente compreensivo, não é mesmo? kkkkkkk

    http://www.estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todos os maiores nomes da nossa humanidade tinham um q de loucura, ou não, mas eram vistos como loucos insanos! poe deve ter se afogado em suas histórias e soltado as bolhas da sua loucura pra que essas estourassem em seus leitores fazendo-os se interessarem e se impactarem.

      Excluir
  19. Oi Gabryel.
    Ah não estranhe, mas eu não li nada do Edgar Allan Poe, agora que estou começando a me aventurar em leituras policiais, e não leio história macabras rsrs.
    Bem sinistra essa morte com essa mensagem misteriosa hein

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, paty! mas as história do poe são mais uma metáfora á realidade!

      Excluir
  20. Ainda não li nada dele mas ja ouvi falar sobre suas obras sim, bem estranho a forma como ele se foi :/.
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Confesso que essas últimas palavras são um tanto macabras, mas tenho fascínio pela vida dele e suas obras, mesmo sendo super medrosa!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...