Está voltando!

Aguarde novo conteúdo.
Em Julho!
Blog em reforma

quarta-feira, outubro 01, 2014

Terror, um gênero!



Conectado á ficção e fantasia!

Pode ser sobrenatural ou não sobrenatural.

O terror pode ser identificado em toda e qualquer forma de arte.

Na musica o terror evoca sentimentos relacionados a morte.
Em pinturas causa uma intensidade sombria e apavorante á partir da extravagancia interessante.
Nas telas, chuva de sangue misturadas com sons de auto-volume juntamente com imagens/cenas hediondas, criando sustos capazes de causar mal ao telespectador

Lobisomens, vampiros, fantasmas e outros "seres" semelhantes surgiram da literatura de Horror.

O inicio desse gênero se deu a partir de costumes que tinham como o foco, a morte.

No século XVIII (dezoito) nasceu o Terror Gótico, ao que se sabe, com o aristocrata Horace Walpole.



Antigamente, mais para o século XIX (dezenove) o terror gótico tinha grande influencia para as mulheres por conter um número considerável de autoras do gênero, como Mary Shelley. Assim faziam-se crescer a curiosidade feminina.

Clássicos de Allan Poe, Bram Stoker, Howard Lovecraft, Mary Shelley e Robert Louis Stevenson foram/são os mais conhecidos.

26 comentários:

  1. Mto bom ^^
    Sou louco pra ler algum do Allan Poe kk
    mas tenho pavor de ser cansativo kkk
    mas um dia ainda lerei algum kkk
    num suporto coisa mto antiga hihihi
    Abração ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li contos do Poe e me apaixonei, mas é necessário prestar bastante atenção ao lê-los, quanto a um livro que eu li dele, posso dizer que foi uma má experiência.
      Livros antigos são ótimos, só não quando há mais erros de diagramação e ortografia que palavras.
      Abração.

      Excluir
  2. Este é o gênero que eu mais amo em toda minha vida! Gosto de livros, filmes, séries, animes e mangás. Só que não gosto de nada que envolva vampiros, lobisomens, zumbis e essas coisas todas. Gosto dos que focam em: ocultismo, bruxaria e satanismo. Pois são coisas que me fascinam muito - embora não pareça -.

    Ah, gostei de saber o nome destes pioneiros do terror, e ainda mais, pela forma como explicou - no início do post -. Emfim... É só. Bye ~.

    Sweet And Sour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Izumi! Você curte um terror que pareca verdadeiramente real, já que satanismo, bruxaria e ocultismo, é da ciência de todos que, existem!
      Livros de terror são ótimos, fortes porque nos dá capacidade para intensas imaginações. ^_^ Mas faz tempo que eu não lia um, assim, desde fevereiro.

      Excluir
  3. Hey Gabryel! Adorei esse fundo com gif aqui do blog :D
    Meu contato com o terror nos livros foram com contos do Edgar Allan Poe (<3333333333333333) e antologias de contos como Góticos e Contos Clássicos de Vampiro. Gosto muito mais de "ler terror do que ver terror", e esse post me deixou mais curiosa e minha booklist ja aumentou :v
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gênero precisa ser disseminado. Poe é muito bom, mas sou mais seduzido por autores contemporâneos como Stephen King ou seu filho Joe Hill!

      Excluir
  4. É um dos meus gêneros preferidos...
    Até que não leio muitos livros deste gênero não, assisto mais filmes.

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Outubro leia ao menos um livro de Terror! Vai ser legal. ^_^

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Seu blog está aterrorizante, no bom sentido, claro! Eu morro de medo de filmes/séries/livros de terror, de verdade. Mas adoro o suspense que geralmente ronda esse pavor todo. É fato: 95% dos filmes de terror tem suspense também. Mas, e aí, o que eu faço? Assisto ou não? Eis a questão.
    Tenho medo mesmo é de fantasma, espíritos e tal. pois a literatura atual acabou com a fama dos vampiros e lobisomens, coitados.
    Pode parecer mentira, mas os únicos filmes dos quais não tenho medo de assistir são os que tem zumbis. Porque, fala sério, zumbis não dão medo nenhum, eles não sabem fazer nada e não correm.
    Você citou grandes nomes aí ein. Falando em Allan Poe, sabia que ele morreu em outubro? Sinistro né. Até hoje, ninguém sabe como, exatamente, ele morreu.
    Sempre que chega outubro, vejo duas cores: preto, por causa do dia das bruxas e rosa, devido à luta contra o câncer de mama. Mas, para mim, além dessas duas cores (que são umas das minhas favoritas), tem também o bordô, que é a minha cor favorita de todas. Para mim, todo outubro é bordô, pois é o mês do meu aniversário KKKKK
    Adorei a postagem! Tu é sempre muito criativo!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Lord, please, help my poor soul" Poe foi encontrado com tal bilhete, roupas que não eram dele e com indicio de delírios!
      Bom, acho que Terror e suspense andam junto. E criaturas sobrenaturais perderam um pouco a essência por causa dos escritos contemporâneos mesmo.
      Ebba, Outubro Bordô! Super beijos!

      Excluir
  6. Sou apaixonada por esse gênero literário. Apesar de não ter uma ligação "exatamente" direta (digamos), Agatha Christie me influenciou muito nisto, como alguns livros dela tendiam a puxar um pouco para esse lado, acabou despertando em mim essa paixão por livros sombrios. Allan Poe é incrível, sem mais <3

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Sofia! Agatha puxa muito pro lado horrível! Já li um livro dela e percebi muito o lado sombrio, afinal, suspense, romances-policiais, mistérios, todos tem esse pitada de Terror! Andam juntos.

      beijo.

      Excluir
  7. Adorei o post, eu sou uma pessoa muito medrosa, mas ainda sim arrisco a ler alguns livros no gênero, tanto que aceitei o desafio literário, mas filmes eu não gosto não! kkkkkkkkk

    Eu gosto muito de Stephen King e Anne Rice, mas não chego a considerar eles como terror, ta sei que o King é o rei do terror, mas não chegam a me causar medo, eu não gosto de levar susto, por isso fujo um pouco dos filmes!

    http://www.estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não curto muito filmes de terror, sério! Mas quanto aos livros, não li muitos, mas sempre busco mais sobre o gênero e leio muitos escritos sobre. Esse mês é um bom mês pra eu falar um pouco do Terror, já que não sou muito acostumado a comentar sobre ele.
      Stephen dá mais agonia que terror.
      Ah, e curti muito você ter aceitado participar do desafio! :D :D :D

      Excluir
  8. Gaaabs mô bem, como você está?
    Terror é meu gênero favorito de filmes, de livros ainda não sei, pois como já mencionei, ainda não li nada do gênero. De filmes, prefiro mesmo com demônios, mesmo que de noite eu não assista sozinha porque tenho a impressão do pessoal do filme está na minha casa por causa dos barulhos que escuto, auehuah, mas de tarde sozinha vejo numa boa, mas tem uns que eu quase mijo na rouba de medo -qq. Meu estilo preferido mesmo é de demônios, porque eu adoro assistir aos exorcismos, acho beem interessante. Pretendo futuramente ler meu livro do Poe, entre outros de terror, acho que devem ser beeem interessantes. Beijos.
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem, Jéss!

      Poe é sempre a opção escolhida para novos leitores do terror, mas não tenho certeza se eu recomendaria ser uma leitura de inicio. Acho que começar com Stephen King seria muito mais certo.
      Bjs

      Ah, também não assisto filme de terror sozinho á noite! PS: nem de tarde.

      Excluir
  9. Haaaaha só agora que reparei nesses fantasminhas ao lado, que divertido!
    Muito legal saber mais sobre o terror, achei incrível! Realmente, antigamente esses seres deviam ser bem mais assustadores por serem praticamente desconhecidos ^^

    Beijos, Carol do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fantasminhas trouxeram Outubro pro blog! Rs'

      Por serem praticamente desconhecidos e também por naquele tempo não terem sido destruídos por autores imprudentes da literatura contemporânea.

      Excluir
  10. Eu adoro terror. Meu gênero favorito. Para filmes são os melhores, para livros talvez nem tanto. Mas é algo que pode transformar a mente em uma criação aterradora. Tem cada coisa boa, principalmente zumbis, ui, eu adoro demais!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de terror gótico, ou simplesmente aqueles com psicopatas! RsRs

      Não assisto muitos filmes de terror, mas gosto ao mesmo modo.

      Beijos.

      Excluir
  11. Adorei o post além de eu não assistir filmes e nem ler nada de terror Hahaha! Não sabia que lobisomem é da origem do terror, e achava que o terror era uma coisa nova a ser surgida achava que no máximo no seculo passado mais to enganada já faz mt tempo que existe, adorei saber hahaha! Beijos http://estrelaar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O terror tem uma raiz bem antiga, Mika! E lobisomens até podem não terem surgido propriamente do terror de antigamente, mas foi baseado dele com certeza, e das obras de Lovecraft, esse que criava seus próprios monstros.

      Excluir
  12. Oi, Gabryel! Tenho muito medo de histórias de terror mas (como você sabe) vou dar uma chance ao gênero nesse mês e vou ler algum livros de terror! haha Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu!
      É isso ai, vamos seguindo com nossas leituras de horror.

      Excluir
  13. amei o blog e realmente aterrorizante kkkk beijos ja estou seguindo :)
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...