Aviso importante!

Blog em reforma!

96 das 230 postagens já foram revisadas e já estão disponíveis na linha do blog.
As revisões continuarão!
Por enquanto, as demais postagens seguem alteradas para rascunho e serão publicadas assim que forem sendo revisadas.


Última atualização: 1° Agosto de 2018 - 21h59


Veja algumas fotos da minha atuação na peça Canto Para Woyzeck



sábado, junho 20, 2020

Diálogo! Use essa chave





Todos estamos vivendo o mesmo momento, passando pelas mesmas dificuldades, embora alguns impactos sejam maiores para uns e menores para outros, o que não invalida o momento de dobrar a atenção, tomando os cuidados de prevenção, seja para não se infectar com a doença, seja para não adoecer por outras necessidades agora impostas.

Nesse período de isolamento e distanciamento social obrigatórios, o circulo familiar se torna o nosso lugar por muito mais tempo do que era antes da pandemia, o que exige que aprendamos a conviver com os habitantes de nossa casa (quase que geralmente, nossos familiares). Nesse período, não é muito incomum aflorar dificuldades de convivência, pois estamos colocados de frente com personalidades que estivemos habituados a vida toda, mas não necessariamente nos damos tão bem. É nessa hora que o diálogo é uma boa chave para resolver esses e tantos problemas. 

Agora, mais do que antes, é necessário preservar o coletivo, trabalhando o diálogo e aprendendo a respeitar a angústia do outro. Mas, mais forte do que isso, está em não nos esquecermos de ninguém pelo caminho, o que nos cutuca com mais força, por exemplo, o diálogo com os idosos. 

Essa mudança no cotidiano gera um conflito muito maior nos nossos idosos, por isso é importante não nos esquecermos deles. Neste momento, toda a rotina foi reformulada, e a deles muito mais. Não tem mais o tomar sol na rua, na praça ou no jardim, nem as idas aos supermercados ou as visitas ao jantar de família ou à igreja. É preciso cuidar deles, explicar a situação, ser firme, mas não bater de frente. Ter paciência, pelo Amor. E usar a criatividade. 

Todos precisamos manter o diálogo em dia e saudável, principalmente às pessoas que precisam disso mais do que antes. Diálogo! Use essa chave.



Gabryel Costa, para as redes administradas pela Educativa Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa