Aviso importante!

Blog em reforma!

96 das 230 postagens já foram revisadas e já estão disponíveis na linha do blog.
As revisões continuarão!
Por enquanto, as demais postagens seguem alteradas para rascunho e serão publicadas assim que forem sendo revisadas.


Última atualização: 1° Agosto de 2018 - 21h59


Veja algumas fotos da minha atuação na peça Canto Para Woyzeck



quarta-feira, abril 02, 2014

#Resenha: Ratos (Mice) - Gordon Reece - E sobre os Ratos da vida

 
"Quando um gato invade a toca de um rato, ele não vai embora sem fazer mal nenhum. Eu sabia como aquela história terminaria. Ele me estupraria. Ele estupraria minha mãe. E nos mataria" Página 61


QUE MERDA DE LIVRO BOM DO CARAMBA!


Estou bastante satisfeito com a minha leitura desse livro, e minha satisfação não se dá apenas por eu não ter criado nenhuma expectativa positiva sobre ele, mas sim porque, além de me surpreender, a trama toda me deixou sem o poder de suspeitar de como tudo iria terminar.
A todo momento eu imaginava que as coisas voltariam a ser como no inicio: ratos se escondendo. Mas o livro de Gordon Reece é um espelho real e não pode ser levado como uma mera ficção.

Shelley era um rata. Uma garota covarde demais para dizer "chega" e fraca demais para dar um basta ao sofrimento que os outros a faziam passar.

Não muito diferente dela, sua mãe - uma advogada - também era uma rata. 
A mulher havia sido usada pelo ex-marido e depois trocada por uma vagabunda qualquer. Em seu emprego, era a que mais trabalhava e a que menos recebia, fazendo o trabalho dos outros e sofrendo ataques e grosserias de seus chefes. Todos se aproveitando dela.

"Meu pai nos abandonou, deixou-nos lutando sozinhas por nosso sustento enquanto se esbalda com sua vagabunda de vinte e quatro anos. Eu fui tão agredida que precisei abandonar a escola e ter aulas em casa. Meu rosto estava tão marcado pelo ódio alheio. E, agora, dentre todas as casas que aquela bomba-relógio ambulante poderia invadir, a nossa foi a escolhida, justamente quando começávamos a construir uma nova vida, quando as coisas começavam a melhorar" Página 69 

Shelley acabou por ser agredida violentamente por colegas de classe, e após o incidente, precisou deixar a escola e passou a ter aulas em casa.
Para fugir ainda mais de tudo aquilo, a garota e sua mãe decidem viver em algum lugar deserto, longe de tudo e de todos e acabam por ir morar no Chalé Madressilva, pois "estava ali, o som mais maravilhoso que existia: a total ausência do som".

Mas como poderiam pensar que viveriam protegidas se fossem para um lugar longe de tudo?

E foi nesse lugar, longe dos olhos e ouvidos de qualquer um, a não ser delas mesmas, que o gato apareceu. Entrou na toca dos ratos e resolveu brincar de uma espécie de "dança das cadeiras", mas o que ele não contava era que "até os ratos têm um limite".


Mais:
 
Se no nosso interior existe algo exigindo ser libertado, uma hora se soltara e, como uma fera de dentes afiados e garras assassinas, sairá quebrando todas as correntes.
Isso é o que acontece com Shelley e sua mãe, que haviam sido obrigadas a aceitar tudo da vida, mas o preso dentro do interior deles se soltou e quebrou todas as correntes.
O medo deixou de existir e o ódio tomou o lugar.
E os ratos deixaram de ser ratos

Ratos é um livro que dá para se identificar. Eu, por exemplo, já fui um Rato. E quem já não foi um Rato?

Esse livro não é mera ficção, mas, talvez, meras coincidências.


Alguns trechos:


"... mas foram necessários meses de bullying até que eu finalmente compreendesse que eu era aquilo: um rato, uma rato humano" Página 33

"Eu não tinha dúvida do que escutara e do que seria: havia alguém na casa" Página 60

"Eu já não seria vitima de ninguém. Nunca mais" Página 237

7 comentários:

  1. Acho que vou sentir a mesma identificação que você sentiu com o livro. Quero muito ler "Ratos", to aceitando de presente rsrs.
    Até mais, e bela resenha, muito bem escrita.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Renato! Acho bem difícil alguém nunca ter sido rato ou têm sido rato em alguma ocasião da vida.

      Não sei muito bem como reagir á elogios, nunca soube, mas obrigado!

      Excluir
  2. Nossa Byel, esse livro parece ser muito tenso! Fiquei chocada com o quote que vc colocou, imagina o livro todo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Livro nos dá um sentimento de raiva, talvez de ódio, até pela "ratanhagem" das protagonistas.

      Excluir
  3. Ainda não li esse livro, mas já estou de olho há muito tempo. Pela resenha, notei que mais uma pessoa amou o livro (meu parceiro no blog também leu e gostou muito). Assim que tiver a devida oportunidade, o lerei.
    Adorei a resenha, bem elaborada. ^^

    Até mais ver,
    Pedro S.
    De Cara Nas Letras

    ResponderExcluir
  4. (escrevendo esse comentário pela segunda vez porque dá primeira eu esqueci de digitar o código e fechei a pagina achando que tinha ido.)
    Esse livro me parece ser bastante instigante, e por sua resenha posso confirmar isso. Meu parceiro no blog já o leu e teve basicamente as mesmas impressões que você. Assim que eu tiver a devida oportunidade o lerei, pena que tenho tanta coisa na frente que fica complicado.
    Ótima resenha, bem elaborada.

    Até mais,
    Pedro S.
    De Cara Nas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Pedrão! Bom, apenas coloque o livro na sua lista, sei que tu tem muitos livros, mas na hora certa ele vai te chamar com mais força e fazer você ir direto para ele. Cada livro tem seu tempo! Mas leia-o.

      Excluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa