Está voltando!

Aguarde novo conteúdo.
Vem Abril!!!

segunda-feira, março 10, 2014

Resenha: Jogos Vorazes (The Hunger Games) - Suzanne Collins 7/43 de 2014 - Sem Spoiler algum!

Sem spoiler algum!

"- Eu jurei que venceria"


   Suzanne Collins já foi bastante esperta em criar algo como os Jogos Vorazes, mas foi muito mais genial ao criar personagens que são impossíveis de esquecer.

   Um País - Panem - dividido em 12 distritos que trabalham para manter a capital, cada qual com sua função, e Katniss Everdeen vive no distrito responsável pela produção de carvão, o mais pobre de todos, o Distrito doze!
   Para sobreviver, Katniss aprendeu a se virar, aprendeu a caçar e usar perfeitamente arcos e flechas, objetos que fizeram com que sua mãe e sua irmã, Prim, nunca passassem fome, e em companhia de Gale, Kat aprende e ensina, e ambos se saem bem juntos. Mas..
   Uma colheita é feita todos os anos em Panem, um evento em que a Capital obriga a cada distrito se dispor de uma garota e um garoto para participarem dos Jogos Vorazes. E a seleção é feita a partir de um sorteio, onde o representante do Distrito enfia a mão numa bola cheia de nomes e retira de dentro, um nome de uma garota, depois de um garoto. Nesse sorteio pode se encontrar pessoas com seu nome colocado apenas uma vez, mas há pessoas que podem ter seu nome lá mais de 40 vezes! O que é aceitável, já que, aqueles que compraram téceras -isso é, grãos e óleo- só podem pagar de um jeito: colocando mais papéis com seus nomes para serem sorteados.
 
   Imagine você, sendo obrigado a pagar por téceras para ter o que comer, colocar seu nome em mais papéis de sorteio sabendo que terá mais probabilidades de ser o escolhido para lutar vorazmente pela própria vida em uma arena em que há 23 jogadores dispostos a te matar para serem vencedores. Afinal, apenas um poderá vencer! Serão 23 mortos e apenas um vivo!

   E na Septuagésima quarta edição de Jogos Vorazes, Katniss mostra para todos que é corajosa ao se voluntariar a ir para os Jogos Vorazes no lugar de sua irmã Prim, que foi a escolhida tendo o seu nome apenas uma vez no sorteio, enquanto Katniss mesmo já tinha seu nome ali mais de 15 vezes. Mas as coisas só poderiam ficar mais intensas: seu companheiro de distrito escolhido foi um garoto que já havia salvado a sua vida quando ela poderia ter morrido, e ela sabe que na arena, terá de matá-lo ou ele a matará. Esse garoto é Peeta Melark.

   Eu não consigo pensar na minha vida sem a leitura de Jogos Vorazes, eu sinto que faltaria algo nela, afinal, eu estive dentro do livro, eu lutei ao lado de Catnip Katniss, e senti medo que alguém viesse nos espreitar e nos matar. Eu desconfiei de Peeta, mas sempre estive seguro em relação á Rue, senti raiva de Cato, e queria tanto que Cara de raposa morresse como sonsa e astuta que era. Não posso deixar de dizer que simpatizei com Cinna, mas não estive tão confortável com Effie Trinket. Ah, eu cheguei a odiar Haymitch.

   Para que você saiba:  Eu nunca havia lido nenhuma resenha de Jogos Vorazes, nunca havia assistido nenhum filme de Jogos Vorazes, e nem sabia o nome da protagonista de Jogos Vorazes. Li o livro limpo de qualquer informação, houve alguns tropeços em que fiquei sabendo de uma coisa ou de outra, o que me deixou muito nervoso, mas a leitura continuou e estou satisfeito de ter terminado a leitura desse livro.


"- Bem, há uma garota. Sou apaixonado por ela desde sempre. Mas tenho certeza de que ela não sabia que eu existia até a colheita..." Pág 143

   Enfim, você tem que ler Jogos Vorazes, e tirar suas próprias conclusões!
   Mal vejo a hora de começar a ler a continuação, da qual eu não tenho nenhuma ideia do que pôde ter acontecido! 
Logo mais, então, lerei Em Chamas!

Link: Meu histórico de leitura no Skoob
 


2 comentários:

  1. Eu gostei da leitura deste livro ma spor algum motivo estranho não me senti tentado a continuar na série. Battle Royale vai ser lançado esse mês no Brasil, e como já conhecia o anime e o filme antes de ler Jogos Vorazes achei a ideia central muito parecida embora ambos sejam bastante diferentes. Te incentivo a acompanhar o lançamento deste livro, tenho certeza que vai curtir.
    Biblioteca Do Terror

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li alguma coisa sobre Battle Royale em algum lugar e acho que foi no seu blog! Meu, eu preciso ler esse livro, se ele é semelhante a Jogos Vorazes de modo que Collins já foi acusada de plagiar a idéia central do livro, então B. Royale é tremendo!

      Excluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...