Está voltando!

Aguarde novo conteúdo.
Vem Abril!!!

quarta-feira, junho 04, 2014

Resenha: Pandemônio (Pandemonium) - Lauren Oliver

“Mas agora o futuro, assim como o passado, nada significa. Agora só existe um lar erguido a partir de lixo e detritos, à margem de uma cidade destruída, logo depois de um imenso lixão; e a nossa chegada, famintos e semiparalisados pelo frio, em um lugar com comida, água e paredes que isolam lá fora os ventos brutais. Para nós, aqui é o paraíso.” 
Página 235

Sinopse: 


   Duas realidades, duas Lenas, diferentes ameaças. Antes e agora. Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor, sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções: pouco a pouco a sociedade se incendeia pelas faíscas da revolta, vindas de todos os lugares... inclusive de dentro. 


Discorrer:


   Pandemônio, de Lauren Oliver me mostrou o que é uma distopia!
   Durantes anos, talvez décadas, os cidadãos são forçados a passarem por um intervenção, passar pela cura do deliria, que eles dizem ser o mal que causa tudo de ruim em todos, o amor. Mas sempre há aqueles que não concordam com as autoridades que falam por eles, há os resistentes, no mundo de Lauren, os inválidos!
   Lena Morgan Jones me deixa maluco! Em Delírio já dava para enxergar uma personagem cheia de emoção, forte, mas não muito destemida, mas em Pandemônio, quando ela chega na selva ela é obrigada a amadurecer e virar sua própria defesa.
   Magdalena não só amadurece, como se torna um membro importante de sua "equipe" na selva.
   Ao decorrer do livro, ela vem narrando tudo nos detalhes certos, entre uma narrativa do que aconteceu no passado e do que acontece no seu agora. Á partir dela viemos á ter a nossa opinião quanto a tudo, e passamos por surpreendentes clímax com ela em cada cena.


Opinião:


   Eu amei Pandemônio, assim como eu também amei Delírio! Como eu disse no Skoob ou no Instagram: "O primeiro volume começou meu ano, e o segundo me deu o valor que eu estimava! Melhor que o primeiro, com certeza. Mais profundo.. não chega a tanto. Narrativa e detalhes perfeitos, o final um pouco corrido, mas necessários e não menos admirável."
   Sim, com certeza Pandemônio é mais preciso que Delírio! Em Pandemônio foi levantando realmente a questão do "á favor" e "o contra" a intervenção, a cura! Não achei esse mais profundo que o primeiro, pois Delírio me fez até chorar, esse segundo me deu espasmos de emoção, mas não chegou a mexer comigo de tal modo.
   Quanto a narrativa, eu amo livro narrados por primeira pessoa e ainda mais se a primeira pessoa for feminina (America, Katniss, Lena, Alyssa, Shelley), mas o que me fez ficar mais curioso foi que os capítulos são separados por Antes e Depois, ou seja, há os capítulos que ela fala sobre o inicio de quando ela foi para a selva depois de Alex, supostamente, morrer (ele não morreu :D) e outros que já fala do agora, ela já sendo totalmente madura quanto a ser uma resistente, uma invalida.
   E o Show de detalhes é ótimo, Lauren nos deixa a par de tudo o que acontece e como acontece, mas, quando vai chegando no final, as coisas vão acontecendo sem muita descrição, mas mesmo assim não tira o leitor da linha que o prende, pois o livro continua admirável.


Quotes



“ – Mais uma lição que você podia muito bem aprender agora: se quiser alguma coisa, se for pegá-la para você, vai sempre estar tirando de outra pessoa. Isso também é regra. E coisas precisam morrer para que outras possam viver.” Página 136

“É engraçado como algumas coisas ficam na cabeça”

“Neste momento me ocorre que as pessoas têm seus próprios túneis: espaços escuros e sinuosos, e cavernas; é impossível conhecer todos os lugares que existem dentro delas. Mesmo imaginar é impossível.” Página 225

“Talvez não seja tarde demais para me vingar” Página 281

“O ódio cresce em mim e, com ele, uma onda cada vez maior de fúria. Poderiam todos arder em chamas.” Página 289

“O ódio é uma corda apertando meu pescoço” 289


“Quando você deixa a palavra entrar, quando permite que se enraíze, ela se espalha como mofo por todos os cantos e espaços escuros que há em você. E com ela vêm as perguntas, os medos trêmulos e frágeis, suficientes para mantê-lo permanentemente acordado.” Página 298
   



Que venha Requiém!

4 comentários:

  1. Oii Byel! Eu amei Delírio, mas não gostei tanto assim de Pandemônio... Na verdade, não gostei das partes do "antes". Achei monótonas demais. Já os capítulos "depois" foram bem legais, sim! Acabei de ler Réquiem esses dias, e semana que vem terá resenha dele lá no blog!
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do Antes, mesmo muitas vezes não achando produtivo! Wooool! Já leu Réquiem? Demaaaaais! Vou esperar! Acho que é sexta que sai resenha lá no MUP, vou aguardar!

      Excluir
    2. Que liiiindo! Sabe até o dia que sai resenha! *-------------*

      Excluir
    3. Obvio, Milly! Seu blog é visitado por mim todos os dias! Sou fã! RsRs (de verdade, tá!)

      Excluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...