Aviso importante!

Blog em reforma!

96 das 230 postagens já foram revisadas e já estão disponíveis na linha do blog.
As revisões continuarão!
Por enquanto, as demais postagens seguem alteradas para rascunho e serão publicadas assim que forem sendo revisadas.


Última atualização: 1° Agosto de 2018 - 21h59


Veja algumas fotos da minha atuação na peça Canto Para Woyzeck



domingo, julho 27, 2014

#Resenha - A menina que não sabia ler - John Harding


 "O que eu deveria fazer agora? Ali estava eu, uma garota de 12 anos, órfã, sozinha no mundo, exceto por alguns criados queridos mas estúpidos e, é claro, meu irmãozinho que, longe de poder me ajudar, precisava da minha proteção."

A seguinte frase descreve muito bem esse livro: "Era fantástico demais para qualquer um que não tivesse imaginação."

Florence vive em uma mansão velha e acabada que o livro descreve como "caindo aos pedaços", e como sendo menina, ela é proibida pelo seu tio - qual ela nunca viu - de aprender qualquer tipo de cultura ou desenvolver qualquer intelecto.
A menina vive com sua governanta, a Sra. Grousse, com sua cozinheira, Meg, seu irmão, Giles e seu cocheiro, John. E com apenas doze anos, Flo começa a viver aventuras que sua imaginação nunca poderia inventar.

Escondida em uma biblioteca da mansão, a menina que não sabia ler aprende a ler, sempre cuidando para não ser descoberta por ninguém.
Com o tempo, a vida de Florence começa a dar voltas.

Quando Giles, seu irmão, vai para a escola, a menina começa a duvidar se ele está se encaixando bem no meio de tantos moleques, além da preocupação ela conhece Theo Van Hossier, um garoto magricela que sofre de asma. Mas as aventuras começam mesmo quando sua preceptora, a senhora Whitaker, morre afogada e é substituída pela Sra. Taylor.


Nota:

A menina que não sabia ler só não sabe ler no inicio de livro. Ela aprende tão rápido que não entendo nem porquê o nome do livro é esse (a história não vai falar sobre o desenvolvimento de uma analfabeta aprendendo a ler, e acho que isso foi bom).

Algo ruim sobre o livro, pelo menos pra mim, é que dá pra desconfiar de tudo antes de acontecer. O livro é de muitos mistérios e nem todos eles são explicados, mas dá pra subentender todos nas entrelinhas.

Pontos muito bons da história é que ele menciona muitos assuntos que quem não conhece vai logo procurar e quem já conhece, se identifica e sente medo. Quem já sofreu de paralisia do sono, por exemplo, logo percebe as semelhanças.
O livro também cita autores como Shakespeare e Poe e também menciona o remédio Clorofórmio, o que deixa suas vitimas inconscientes. Ah, também dá pra lembrar um pouco de Babá McPhee, mas é bem mais tenso.

Mas o que o leitor mais precisa estar avisado é que não se pode criar muitas expectativas sobre o livro, principalmente pelo final que ele tem.

"Se ela quisesse uma luta teria uma, não importava que poderes sombrios tivesse à sua disposição. Eu seria a abelha do seu piquenique. Estragaria seus planos. Não desistiria. Não fui feita para isso."



Observação: Li esse livro a pedido de uns leitores que primeiro esperaram minha opinião antes de iniciarem leitura. Os mesmos me enviaram o pdf do livro e eu o li no serviço, nos momentos vagos. Clique aqui para ser encaminhado para o link do Pdf.
PS: Quase desisti do pff porque contêm muitos erros, mas a história até que vale a pena.


16 comentários:

  1. Oi Gabryel :)

    Eu já li esse livro, mas não consegui gostar. O final foi totalmente confuso e fechei ele dando 2 estrelas. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem muita explicação o seu final, mas não é difícil compreender tudo antes que se chegue até ele! É um tipo de livro que faz você pensar, e faz você concluir como sendo ou a protagonista, ou o escritor, o que te torna você mesmo.
      Claro, não deixa de ser confuso.

      Excluir
  2. Florence é uma das personagens mais incríveis que eu tive a oportunidade de ler. Amo esse livro de paixão, e depois dessa resenha até me deu vontade de lê-lo novamente.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florence é uma doida sã! Descobriu com certeza sua rival, mas não entendeu o porquê ela era rival, então inventou em sua mente.
      Amei o livro, vou comprar o físico e ler novamente.

      Excluir
  3. Você acredita que nunca li e-book??
    Eu pretendo comprar um e-reader no começo de agosto (tá chegando)
    Eu vi alguém comentando sobre esse livro e fiquei curiosa pela capa. Fiquei interessada em saber que tem mistério haha. Vou esperar meu e-reader para ler ;)

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos mistérios, mas a maioria a senhorita terá que concluir por conta própria!

      Bom, não curto e-books, mas ás vezes eles são necessários.

      E-reader :D

      Excluir
  4. O único livro que li (ou melhor, tentei ler) em PDF até hoje também estava coalhado de erros, algumas partes estava realmente muito difícil de ler e acabei nem terminando o livro, um tempo depois comprei a edição física e deu tudo certo :p
    Ouvi dizer que essa história é uma releitura de um clássico, não lembro de qual, pretendo ler esse só depois de ler o "original"
    você viu que saiu o segundo volume???
    Grande abraço!
    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
  5. (SURTEI) Por que você faz isso comigo, Rudy? Rs'

    Nossa, fui igual á Florence. Não pensei que tivesse um segundo volume! Eu quero! Mas era tão obvio que teria um segundo volume com final que teve, não!
    E PERA! Foi uma releitura de um clássico! Caramba! Quando não pesquiso antes fico igual á um maluco ao descobrir depois.

    PDF - Perdido, doido, falhado!

    ResponderExcluir
  6. Ai... não gosto de ler livros em pdf, nem com erros...rsrsrs
    Mas se a leitura foi tão boa ao ponto de você nem ligar, deve ser porque o livro é bom mesmo! :)
    Gostei do blog, seguindo!!
    bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou começando a duvidar se foi porque era bom, ou se foi porque era o único livro que eu tinha disponível no computador da empresa, claro que também lia no meu tablet, mãs né!
      Mas é super bom mesmo.

      Excluir
  7. Adorei a resenha. Ainda não conhecia o livro, mas espero lê-lo o mais rápido possível.

    www.escritoraentre4paredes.com

    ResponderExcluir
  8. Me da calafrios ler com erros, rs!
    Não conhecia, mas quem sabe um dia desses não paro para ler?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erros atrapalham muito, achei até que desistiria, mas a história me beliscou e me envolveu, paralisando-me nela, como se eu estivesse amarrado! RsRs

      Excluir
  9. É um dos livros que quero muito ler,entrou pra minha lista de prioridade no momento rsrs,gosto de livros com um estilo assim bem diferente e o titulo mais ainda porque eu fico curiosa para saber a história e gosto de pensar muito quando estou lendo e que me deixam super confusa rsrs
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo esses livros que apunhalam o cérebro e nos faz ter surtos de loucura e uma miscelânea de sentimentos! Livros que nos confundem, nooossa! Demais. Rs' (Mas que nos confundam, não que não tenham explicação)

      Excluir

- respondo a todos os comentários;
- deixe seu link, afinal, curto muito visitar outros blogs e ler postagens;
- comentários de anônimos só serão aprovados mediante identificação;
- á primeira menção de grosseria, aguente as consequências.

____________________________________________________________________El Costa